Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Complemento da 29ª rodada: Será que há uma luz no túnel dos desesperados?



A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro teve seu complemento na noite desta quinta-feira. E se a situação dos últimos colocados na tabela era ruim, com certeza, só piorou. Há quem diga que, como na música da banda 'Paralamas do Sucesso', há uma luz no túnel dos desesperados .. É, quem sabe. Mas, o fato é que está mais do que difícil acreditar nisso.

O primeiro do Z-4 (mas não menos desesperado) é o Sport, que, mesmo jogando em casa, perdeu mais uma partida e se complicou bastante. Melhor pro time do Grêmio, que, com a vitória por 3 a 1 (gols de Anderson Pico, Marquinhos e Leandro; Hugo descontou pro Sport) empatou em pontos com o Atlético/MG (56) e, pelo número de vitórias, assumiu a vice-liderança da competição. Apesar da distância considerável em relação ao líder Fluminense, o discurso em Porto Alegre ainda é de luta pelo título. O fato é que o Grêmio tem sim time pra brigar até a última rodada.

Já a situação do Sport preocupa, e muito. A equipe não consegue ter o mínimo de regularidade, já frequenta o Z-4 há várias rodadas, e, pra piorar, não consegue manter um técnico por dois, três meses. Muito se fala em corpo-mole por parte dos jogadores rubro-negros, mas o fato é que essa história de corpo mole já deu, e está virando um tipo de ''desculpa'' por parte dos dirigentes e cartolas, que tentam encontrar uma explicação para as pífias gestões que eles implantam em seu clubes. O resultado disso é o mau desempenho. Resta ao Sport lutar, lutar muito, pra assim poder contar com o apoio de sua maciça torcida, que sempre foi fanática e que tenho certeza que não abandonará a equipe neste momento delicado.


Agora, mais delicada ainda é a situação do Palmeiras. Em um ano que tinha tudo pra ser de comemorações no Palestra Itália, a equipe do Palmeiras vai caminhando à passos largos rumo à Série B no ano que vem. O fato é que o verdão perdeu novamente, desta vez pro Coritiba, rival direto na luta contra o rebaixamento. Em um jogo morno e tecnicamente ruim, o centroavante Deivid fez, de pênalti, o único gol do jogo na Fonte Luminosa, em Araraquara. O resultado caiu como uma luva pro coxa, que, com a ajuda do Grêmio que venceu o Sport, abriu oito pontos em relação ao rubro-negro, primeiro da zona de rebaixamento.

Agora, vamos tentar entender o pífio desempenho palmeirense na Série A. Um clube que tinha um técnico caro e vitorioso, uma equipe técnicamente boa e que não conseguia convencer os torcedores e a imprensa com seu futebol mostrado dentro de campo. Fato é que o ano conspirava pra ser bom no alviverde. O primeiro título de Felipão na sua volta veio (a Copa do Brasil) e, junto com ela, veio a tão desejada vaga na Libertadores do ano que vem. Porém, com a vaga na mão, e longe da parte de cima, o verdão foi se relaxando, relaxando, e quando foi ver, já se encontrava em um lamaceiro sem fim, sem Felipão e há nove pontos do primeiro fora do Z-4. Consequência disto? O de sempre. O Muro do Parque Antártica amanheceu pinchado por vândalos-torcedores, que cobravam vergonha na cara de jogadores, dirigentes e blá-blá-blá ..


Correa Palmeiras jogo Coritiba (Foto: Clélio Messias/Agência Estado)

A verdade é que toda essa lambança no alviverde já não vem de hoje. Este problema do Palmeiras é quase crônico. Um clube que a cada ano está com um presidente diferente, que na verdade são verdadeiros canalhas, interessados apenas no seu próprio bolso e que estão pouco se ''lixando'' prum clube tão grandioso como o Palmeiras. Resta ao verdão, tentar tirar uma gota de esperança e tentar se safar. Matemáticos dão o rebaixamento do Palmeiras como certo, mais de 90% de chances de cair. O Fluminense em 2009, há nove rodadas do fim, também tinha um desempenho parecido com o do Palmeiras. Mas, o grande problema é que não conseguimos ver nada do que tinha no Fluminense daquela época no Palmeiras atual. O Flu tinha um Cuca que hoje, o Palmeiras não tem. O Fluminense tinha um Conca, que corria o tempo todo e tinha um Fred, que deixava o seu gol em todos os jogos. E eu, sinceramente, não consigo ver nem um Conca nem um Fred no atual plantel do Palmeiras.

A tentativa de arrancada palmeirense já começa no Domingo, quando o alviverde vai até os Aflitos enfrentar o Náutico. Esse pode ser o começo de uma reabilitação ou a consolidação do fim. Só depende do Palmeiras. Teremos também outros confrontos neste fim-de-semana de Brasileirão, consolidando e acirrando ainda mais todas estas disputas em todas as partes da tabela.


Nenhum comentário: