Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

26ª rodada: tropeços, sufocos e erros de arbitragem

Nesta final de semana foi realizada mais uma rodada do nosso Campeonato Brasileiro, que vai chegando à sua fase final. Já temos definido, por exemplo, quem vai brigar pelo o quê neste Brasileirão e, daqui pra frente, todo jogo é decisivo, e quem mais ganha com isso são os torcedores e admiradores, que assistirão futebol de primeira qualidade.



Vamos destacar primeiramente a briga pela parte de cima da tabela. A liderança permanece nas mãos do Fluminense, que teve que suar para bater o Náutico, no sábado, em um jogo marcado por muitas polêmicas de arbitragem, infelizmente. Polêmicas à parte, o fato é que o Fluminense vem mantendo uma regularidade incrível na competição, lembrando um pouco o Corinthians do ano passado, que não dava ''show'', vencia apertado, mas que acabou sendo campeão ao final da competição com méritos. Vale lembrar também que o Flu pela primeira vez é o líder ''absoluto'', já que abriu quatro pontos de vantagem para o Atlético-MG, que permanece com um jogo menos, e que tropeçou diante do terceiro colocado Grêmio, no Independência. Apesar de um jogo muito brigado, com várias chances de gol para ambos os lados, o placar não saiu do zero a zero.

Atrás dos três permanece o Vasco, que mais uma vez não conseguiu vencer. Contra a Ponte Preta, numa partida bastante fraca tecnicamente, o cruzmaltino também ficou no empate sem gols, e vê sua posição no grupo dos quatro primeiros mais ameaçada do que nunca. Isso porque São Paulo e Inter venceram Cruzeiro e Bahia, respectivamente, e se aproximaram ainda mais do G-4. O tricolor recebeu a raposa no Morumbi no jogo de apresentação do meia Paulo Henrique Ganso, e, com um gol solitário de Oswaldo, aumentou ainda mais a crise no clube celeste, que já não vence há cinco jogos. Já o colorado, jogando em casa, não teve dificuldades para despachar o Bahia e permanece na cola do Botafogo, que empatou com o Corinthians em uma apresentação de gala do holandês Seedorf

Falando da parte de cima, podemos destacar que teremos, nesta quarta-feira, a realização da partida adiada entre Flamengo e Atletico-MG, jogo de suma importante para as pretenções do galo em relação ao título nacional. Se vencer, a briga fica boa de vez. O Grêmio ainda sonha, porém, após o empate diante do galo, a situação ficou mais complicada, já que o tricolor fica a sete pontos do líder Fluminense. Já o Vasco, vai ficando cada vez mais pra trás na tabela, e vê seus adversários se aproximando. Isto mostra, mais do que nunca, que o culpado pelos maus resultados não era apenas o Cristóvão Borges, sempre defendido por mim aqui no blog. O clube só permanece ali por conta da ''gordurinha'' que ganhou no primeiro turno. Quem chega com força é o São Paulo, que parece ter se encontrado finalmente no comando de Ney Franco. O tricolor traz consigo Botafogo e Internacional, todos loucos para abocanhar a 4ª vaga da zona de libertadores.



Falamos agora das equipes que ainda se encontram ameaçadas pelo fantasma do rebaixamento, ou que ainda buscam sair dela. As equipes dentro do Z-4 acabam não mudando nesta rodada, mas duas posições dentro dela acabaram se alternando. Isso porque o Palmeiras visitou o Figueirense e voltou a vencer. Numa noite pra lá de infeliz do goleiro Wilson, o alviverde triunfou na estreia do novo treinador Gilson Kleina e ganha um novo impulso para escapar do rebaixamento. Permanecendo na última colocação é o Atlético-GO, que até saiu na frente, mas errou muito, tanto na defesa como no ataque, e permitiu que o Flamengo virasse e vencesse a partida. O rubro-negro carioca acabou com um jejum de sete partidas sem vitória, e tenta engrenar para se livrar de vez do risco. Quem permanece lutando para sair de lá é o Sport, que, no finalzinho, conseguiu uma vitória muito importante, num confronto direto contra o Coritiba, que agora está a apenas um ponto de entrar na zona. Pra fechar, a Portuguesa, tentando ficar ainda mais distante do Z-4, bateu o Santos com folgas, fora de casa, e ficou a um ponto do rival, agora no meio da tabela.

O peixe permanece muito inconstante no campeonato, e, quando joga sem Neymar, nitidamente perde muita qualidade. Em relação a briga na parte de baixo da tabela, onde a disputa está tão equilibrada quanto nas cabeças da competição, podemos dizer que a situação anda bastante embolada. As situações de Atlético-GO e Figueirense andam complicadas. Depois da vitória contra o líder Fluminense, o dragão perdeu uma partida importante e agora terá que se recuperar rapidamente.O Figueira, que parecia que iria engrenar e sair da zona da degola, perdeu fôlego e vê, agora, o fantasma do rebaixamento cada vez mais nítido. A situação do Palmeiras é complicada, e o verdão dependerá muito dos próximos jogos para se livrar de vez do descesso. Sport e Coritiba seguem alternando bons e maus resultados, sempre rondando o perigo, principalmente a equipe pernambucana. Por fim, o Flamengo, que trouxe dois bons reforços no meio da semana, parece mais fortalecido neste momento. Porém, todo cuidado é pouco, e o rubro-negro precisa ficar de olho aberto. Enquanto isso, a disputa continua, prometendo muito mais emoção daqui pra frente.

Um comentário:

Cleber Soares disse...

Ricardo,

uma rodada muito boa para o Fluminense, e pra mim o tricolor carioca é o grande favorito até agora.

Falar de arbitragem é comlicado. É ruim e ponto. Não gosta da teoria das conspirações como muita gente prega, o erro contra hoje é o a favor de amanhã. enquanto não profissionalizrmos de verdade a arbitragem no Brasil vamos ter que conviver com isso.

SOMOS FLAMENGO
somosflamengo33.blogspot.com

BLOG DO CLEBER SOARES
clebersoares.blogspot.com