Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

20ª rodada: tropeços, protestos e ascensão gremista

Grêmio confirma boa fase e faz 2 a 0 sobre o Vasco  Crédito: Ricardo Giusti

Tivemos neste meio-de-semana a realização da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro - a 1ª do segundo turno. Em uma rodada disputada e de muitos gols, muitas equipes da parte de cima tropeçaram, abrindo espaço pra uma nova equipe na busca ''pau-a-pau'' pelo título.

Vamos começar falando do já conhecido líder: o Atlético Mineiro. Jogando em casa, a equipe do técnico Cuca martelou, martelou, mas não conseguiu sair de um empate com a Ponte Preta. O galo chegou à estar na frente do placar por duas vezes, porém, permitiu o empate. A macaca, que começou muito bem o campeonato e deu uma caídinha, tenta se reerguer na competição. E se time campeão precisa de sorte, o galo teve (e muito). No engenhão, o Fluminense enfrentou o Corinthians podendo assumir a ponta da tabela pela primeira vez no campeonato. Porém, a equipe tricolor fez um primeiro tempo sonolento, sofreu um gol, e teve forças apenas pra empatar na segunda etapa. Com o tropeço, o Flu permanece um ponto atrás do Atlético, que ainda tem um jogo a menos. O Corinthians continua perdendo pontos, e deve ficar só ocupando posição até o Mundial de Clubes, no fim do ano. Quem entrou de vez na briga pelo título é o Grêmio, que recebeu o até então terceiro colocado Vasco, no Olímpico, e não deu chances ao cruzmaltino. Com gols de Marcelo Moreno e Kléber, o tricolor gaúcho bateu o Vasco e aproveitou para tomar a terceira posição da equipe alvinegra, que vem em uma decrescente incrível na competição



Quem também vem caindo é o Internacional, que perdeu mais uma, desta vez pro Coritiba, e vai vendo seus adversários se distanciarem. Quem parece ter se acertado na competição é o São Paulo, que goleou o Botafogo no Morumbi, e se aproximou do G-4. O fogão continua muito instável, e vê o título e a vaga na libertadores ficarem bem longe. Logo atrás do tricolor está o Cruzeiro, que foi até Goiás enfrentar o Atlético e se deu bem: vitória de 2 a 0 que aproximou o Cruzeiro do G-4 e manteve o dragão na zona da degola. Na Vila Belmiro, o Santos enfrentou o Bahia e foi surpreendido. Após sair na frente, o peixe permitiu a virada dos baianos que fecharam a partida em 3 a 1. Ao final do jogo, muito protesto por parte da torcida santista, que tinha como principal alvo o meio Paulo Henrique Ganso, que chegou a ser chamado de mercenário pelos santistas. Com o resultado, o Bahia, que vêm se acertando, se distanciou um pouco da zona de rebaixamento.

Agora o assunto é a parte debaixo da tabela. No Canindé, Portuguesa e Palmeiras fizeram um jogo aberto e franco. Melhor pra lusa, que aplicou um 3 a 0 no verdão e subiu na tabela. O verdão precisa se ligar, já que está à quatro pontos do primeiro fora do Z-4. A lua de mel entre os torcedores palmeirense e o time após a conquista da Copa do Brasil acabou. Num jogo corrido e meio desorganizado, Flamengo e Sport lutaram até o último minuto mas não conseguiram evitar o empate no Rio de Janeiro. Ao final da partida muitas vaias da torcida e reclamações contra a a arbitragem. O rubro-negro continua numa parte intermediária da tabela e nãod eve brigar por muita coisa. Já o Sport segue vice-lanterna e vai precisar de muita força neste segundo turno pra evitar a sua volta pra Série B. E fechando nosso giro, falamos sobre Naútico e Figueirense, que fizeram nos Aflitos o jogo mais movimentado da rodada. Após abrir 2 a 0 no placar o Figueira permitiu a virada do timbu, que ainda teve chances para ampliar. O resultado positivo ajuda o Naútico a se distanciar dos últimos colocados, e, em contrapartida, afunda o Figueira na lanterna.

Nenhum comentário: