Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brasil vence a Coréia do Sul e retorna à uma final olímpica após 24 anos


Nossa seleção olímpica masculina de futebol contou com uma atuação inspirada do centroavante Leandro Damião para golear a Coréia do Sul em Old Trafford, na cidade de Manchester, e garantir o seu retorno à uma final de Jogos Olímpicos após 24 anos.A final olímpica acontecerá na manhã de sábado, ás 11h, no estádio de Wembley. Muita ansiedade e tensão rondava a partida antes do apito inicial. Tanto por parte dos torcedores como parte dos jogadores.

Mano Menezes surpreendeu logo na escalação inicial, ao sacar o atacante Hulk e colocar o lateral Alex Sandro, passando, assim, Marcelo para o meio-campo. Com um sistema 4-4-2, nossa seleção sofreu forte pressão dos coreanos no início do confronto. Os jogadores brasileiros pareciam nervosos, erravam passes e davam espaços, espaços nos quais os coreanos avançavam e finalizavam, mas sem muita consistência. Lentamente, o Brasil foi se encontrando na partida e equilibrou as ações do confronto. Pouco a pouco nosso futebol foi fluindo e as jogadas começaram a aparecer. O gol foi questão de tempo. Após boa jogada de Oscar, o volante Rômulo indaviu a área adversária e abriu o marcador. Apesar do resultado negativo, os coreanos não alteraram seu modo de jogar, e continuaram marcando forte. Marcação essa que não deixava Neymar livre nem por um segundo, o que dificultava as ações do camisa 11 da seleção.


Na volta pra segunda etapa, um susto logo de cara. Kim Bokyung recebeu passe em profundidade e, prestes a dominar a bola, foi derrubado por Sandro. Sorte nossa que o tcheco Pavel Kravolec mandou o jogo seguir. O Brasil, que não tinha nada a ver com a decisão da abitragem, apoveitou para ampliar com Leandro Damião, completando cruzamento de Neymar pela esquerda. Com um futebol bem leve e agudo na segunda etapa, nossa seleção ampliou logo depois, novamente com Leandro Damião, desta vez chutando de biquinho após confusão na área coreana. Com o jogo já definido, Mano Menezes resolveu sacar Leandro Damião da partida. Alexandre Pato entrou e o camisa 9 saiu super ovacionado de Old Trafford. Ai foi só esperar o apito final e comemorar a classificação.

E novamente como eu já havia dito, a Coréia do Sul não foi páreo para a nossa seleção e se mostrou uma grande zebra nestas semi-finais. De primeira impressão, o sistema 4-4-2 de Mano Menezes demorou um pouco para entrar em sintonia com os jogadores. Nossa seleção se mostrou insegura e sem reação no começo do jogo. Porém, com o tempo, os jogadores foram se achando, e assim como no jogo diante da Nova Zelândia, o Brasil jogou muito bem, até melhor do que com a formação padrão, o 4-3-3. Talvez seja a hora de adotar esta formação para a final. Avaliando individualmente cada jogador, os comandados de Mano se saíram muito bem técnicamente. Gabriel foi mantido no gol após a falha no jogo de Honduras e deu conta do recado.


Nas laterais, Rafael foi regular como sempre e Alex Sandro entrou bem. A dupla de zaga ainda não se acertou totalmente, mas Thiago Silva fez um jogo impecável. No meio-campo, a dupla de volantes formada por Rômulo e Sandro foi sólida como sempre, e a armação feita por Marcelo e Oscar deu resultado. Na frente, Neymar, muito marcado, não conseguiu jogar. Aliás, este é um dos maiores problemas que o craque santista precisa resolver. Nosso camisa 11 precisa arranjar um jeito de aprender a se ''desprender'' da marcação, já que em quase todos os jogos o craque recebe uma atenção especial da defesa adversária. E pra quem era dúvida na frente por ter feito apenas dois gols pela seleção antes das Olímpiadas, Leandro Damião tá se saindo bem demais. Novamente o camisa 9 marcou por duas vezes, foi o nome do jogo e muito provavelmente será o artilheiro ao término da competição.

Agora, nossa seleção tem a forte e perigosíssima seleção do México pela frente, equipe mais forte que qualquer outra que o Brasil enfrentou nestes Jogos Olímpicos. Com um time bastante jovem e veloz, a seleção mexicana vem conseguindo ótimos resultados e vem convencendo seus torcedores até aqui na competição. Páreo duríssimo para nossa seleção. Agora, o que não pode acontecer é esta ansiedade vista nos primeiros minutos do jogo de hoje contra os coreanos, já que a diferença técica entre México e Coréia do Sul é enorme. Mas se jogarmos o que jogamos hoje, já ficamos com uma mão e meia na taça. Mudanças acho que não devem ser feitas. A entrada de Alex Sandro no lugar de Hulk foi proveitosa e deve ser mantida, assim como o esquema 4-4-2. Sendo assim, nossa seleção tem tudo pra colocar esses mexicanos no bolso, e trazer pra cá, enfim, esse tão esperado ouro olímpico. Avante Brasil!

Nenhum comentário: