Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

17ª rodada: surpresas pra todo canto


Tivemos neste meio-de-semana a realização da 17ª rodada do nosso glorioso Campeonato Brasileiro. A rodada foi marcada por muito gols, e, principalmente, muitas surpresas. Equipes da parte de cima foram surpreendidas, o que demonstra o equilíbrio do torneio.

Inusitado foi o fato de que os cinco primeiros colocados tropeçaram na rodada. Quem se deu melhor foi o líder Atlético-MG, que contou com o tropeço dos demais pra se manter na primeira posição. O galo saiu atrás, foi buscar o empate, mas nem com um a menos conseguiu buscar a virada diante do Atlético-GO no Serra Dourada, em Goiás. O resultado dá uma travada na boa sequência de vitórias do galo, que perdeu a chance de se isolar na liderança. Porém, não é nada que ameace o líder do campeonato. O dragão também não tem do que comemorar, já que o empate não tira o time da 19ª posição e muito menos do Z-4.


Na Arena Independência, duas equipes da parte de cima da tabela buscavam se manter na briga: Cruzeiro e Fluminense proporcionaram um jogo polêmico e nervoso, que acabou no empate. Depois de sair na frente, a raposa permitiu a igualdade do tricolor. O resultado acabou sendo ruim para os donos da casa, que se afastaram um pouco do G-4, e também não tão satisfatório para o Flu, que perdeu a oportunidade de encostar de vez na liderança. Quem também tropeçou na rodada foi o Vasco. Jogando em São Januário, o cruzmaltino novamente jogou mal, não conseguiu impôr seu ritmo diante do Coritiba e viu o líder se distanciar. O Coxa saiu na frente, num primeiro tempo onde foi melhor. Já na segunda etapa, o time da casa acordou e logo empatou. Bem melhor do que na etapa inicial, o cruzmaltino foi pra cima e chegou a virada mais na base da vontade, já no finalzinho de jogo, porém, Éverton Ribeiro aos 44 minutos colocou números finais na partida.  Empate com sabor muito amargo para o Vasco, que conquistou apenas seis dos últimos 15 pontos disputados e já não convence há algumas rodadas. Já o Coritiba pode comemorar a igualdade, pois deixa a zona de rebaixamento.

Outra equipe que se deu mal, mas no caso, muito mal, foi o Grêmio, que entrou 'relaxado' em campo e foi surpreendido. No estádio Olímpico, o tricolor pressionou mas não pode evitar a derrota por 2 a 1 para a Portuguesa. A lusa chega ao terceiro jogo sem derrota e vem subindo na tabela, se distanciando do Z-4. O revés  fez com o que o tricolor se distanciasse do pelotão da frente, e só não perdeu o posto no g-4 porque seu rival Internacional, também se deu mal na rodada. No Pacaembu, Corinthians e Inter fizeram um jogo morno e com poucas emoções. Melhor pro timão, que contou com um gol do zagueiro Paulo André para subir na tabela. Jogando com os titulares, o coringão está mostrando que pode sim lutar por um algo a mais nesse Brasileirão. O Internacional, por sua vez, perde a chance de entrar no G-4, tropeça como os seus rivais, mais continua colado no pelotão da frente.


 Diferentemente de ambos, a equipe que aproveitou, venceu e voltou para o grupo dos primeiros colocados foi o Botafogo, que recebeu o Sport no Engenhão e não deu chances para o azar: um 2 a 0 não tão convincente, mas que serviu para a equipe voltar a flertar o grupo dos quatro primeiros colocados, e acabou por afundar ainda mais o Sport. Quem acabou saindo da zona do rebaixamento depois de muito tempo foi o Palmeiras, que mais uma vez contou com a inspiração do atacante Barcos para triunfar sobre o Flamengo. Agora, o verdão busca engrenar de vez no Brasileirão. Coisa que parece ser difícil no Fla, que, depois de duas vitórias, volta a perder e estaciona na tabela.

Quem sofreu na rodada foi o São Paulo, que foi até o Estádio dos Aflitos enfrentar o Naútico e saiu de lá goleado: um 3 a 0 pesado que fez com o que o tricolor se distanciasse do Z-4. O tricolor ainda não se encontrou no comando de Ney Franco e precisa encontrar meios de voltar a jogar um bom futebol pra não ficar como um time de meio de tabela. O timbu respira na tabela. Outra surpresa foi a derrota da Ponte Preta (pedra no sapato de muita gente), que acabou sendo superada pelo Bahia dentro de casa. O tricolor baiano contou com a volta do centroavante Souza para fazer 2 a 0, porém, ainda não sai da zona da degola. A macaca permanece no meio da tabela.

E, finalizando nosso resumo da 17ª rodada do Brasileirão, destacamos a reabilitação de mais um paulista. Jogando no Orlando Scarpelli, o Santos contou com a volta das suas principais estrelas para vencer o Figueirense e tentar quem sabe uma arrancada no campeonato. Depois de sair atrás no placar, Neymar e Bruno marcaram belos gols, e Ganso fechou a conta: 3 a 1 para os santistas, que ganharam uma outra cara com a volta de seus destaques, mesmo com a ainda conturbada relação de Paulo Henrique Ganso com o clube. Os catarinenses, por sua vez, agoniam na lanterna. O primeiro turno do campeonato vai chegando ao fim e as equipes começam a entender que o tempo está ficando curto e tentam vencer à todo custo. Ficamos na expectativa de saber quem será o 'simbólico' campeão do turno, para enfim, ver o circo pegar fogo no segundo turno.

Um comentário:

Grandes Paulistas Futebol disse...

Olá,
Tenho um blog sobre os grandes do futebol paulista, se puder faça uma visita e deixe um comentário. Podemos firmar um parceria.
grandespaulistasfutebol.blogspot.com
Abraços